Existem dois níveis de perda auditiva: leve a moderada e severa a profunda.
Ouvimos sons com pequenos nervos chamados células ciliadas. Nossas células ciliadas externas nos ajudam a ouvir sons suaves, e nossas células ciliadas internas nos ajudam a ouvir sons agudos e graves.
Pessoas com perda auditiva leve a moderada perderam algumas células ciliadas externas e têm dificuldade em entender sons mais suaves, como vozes de mulheres e crianças. Pessoas com perda auditiva severa perderam células ciliadas internas e externas, dificultando a audição de sons suaves e a distinção entre sons agudos e graves.
Perda auditiva Condutiva
A perda auditiva condutiva geralmente é temporária e as vezes pode ser corrigida com remoção de cera, medicação para alergia ou sinusite, troca de medicação ou cirurgia.
Perda auditiva Neurossensorial
A perda auditiva neurossensorial é responsável por 90% de todos os problemas auditivos em adultos e geralmente está relacionada ao envelhecimento e exposição ao ruído. Uma pessoa com perda auditiva neurossensorial pode ser tratada com tecnologia, que melhora a capacidade de ouvir, como os aparelhos auditivos.
Perda auditiva Mista
A perda auditiva mista ocorre quando as perdas condutivas e neurossensoriais ocorrem juntas. A perda auditiva mista pode ser aliviada com remoção de cera, medicação, cirurgia e/ou aparelhos auditivos.
Um dos sintomas de quem tem algum grau de perda auditiva é a dificuldade de comunicação com o próximo, principalmente em ambientes barulhentos, onde a competição sonora é alta. Mas até em ambientes silenciosos pode haver essa dificuldade, pois existe o esforço do entendimento, aquele famoso “eu ouço, mas não entendo”.
Outro sintoma comum, principalmente em idosos, é o isolamento social. Sim! Ele pode ser um sintoma, pois com a baixa auditiva, a pessoa não consegue interagir com o próximo e com isso, se isola do meio.
O zumbido também pode ser reconhecido como um dos sintomas com o qual o indivíduo mais se queixa. Trata-se da sensação de um som gerado sem a presença de uma fonte sonora externa (fones de ouvido, música, barulho ambiental etc….).
Se você está enfrentando algum dos sinais abaixo de perda auditiva, é importante descobrir o motivo.
– É difícil ouvir, entender as palavras quando os outros falam.
– As pessoas parecem falar baixinho, murmurar, ou falar muito rápido.
– Você costuma pedir às pessoas que se repitam.
– Bate-papos por telefone e vídeo são difíceis de ouvir claramente.
– Ao telefone, você se esforça para distinguir palavras.
-Às vezes, você perde os toques de mensagens de texto, a campainha, um telefone tocando ou seu nome sendo chamado.
-Você luta para entender a fala em lugares barulhentos, como restaurantes.
-Você prefere o volume da televisão mais alto do que amigos e familiares.
-Você ouve um zumbido em um ou ambos os ouvidos.
Somente uma triagem auditiva abrangente realizada por um profissional de saúde auditiva licenciado pode informar todos os fatos. Deixe que nossos fonoaudiólogos dêem aos seus ouvidos o respeito que eles merecem.
Agende seu horário gratuito!