

É normal para quem acaba de descobrir a necessidade do uso de aparelho auditivo ter muitas dúvidas desse tipo. Como é tudo novidade, existe a necessidade de pesquisar para entender sobre a sua perda auditiva, para que seu processo de adaptação seja bem sucedido e que sua adaptação final seja perfeita.
Para isso, é de extrema importância entender o que acontece com nosso sistema auditivo quando uma perda na audição está presente. Outro ponto muito importante é procurar um bom profissional que vá te deixar a vontade, que te faça se sentir acolhido, e que traga de volta a sua esperança de ouvir confortavelmente com o uso dos aparelhos auditivos. Um bom profissional que vai avaliar sua necessidade auditiva e buscar solucionar exatamente o que você precisa, faz toda a diferença.
Sim, quando a perda auditiva é nos dois ouvidos (bilateral), o ideal é que se use dois aparelhos auditivos. O nosso sistema auditivo do lado direito é independente do sistema auditivo do lado esquerdo, sendo assim, podemos ter uma perda auditiva diferente dos dois lados com necessidades auditivas diferentes também. Por serem independentes é preciso que a estimulação auditiva seja recebida dos dois lados para que tenhamos um ganho auditivo satisfatório. É preciso ajudar as duas orelhas a voltarem a perceber novamente os sons que não percebem mais e assim ajudar cada uma delas a voltar a trabalhar. Se a perda auditiva é bilateral e o aparelho auditivo é colocado somente em uma orelha, o estímulo auditivo vai somente para a orelha protetizada.
Com o uso do aparelho auditivo, as células ciliadas internas voltam a ter estimulação sonora e isso faz com que a perda auditiva se estabilize ou demore mais a progredir. Se o uso do aparelho auditivo é só de um lado, só a orelha que está com o aparelho é ajudada. A outra orelha, por não receber estímulo sonoro suficiente, pode ficar cada vez mais fraca, agravando a perda auditiva.
Outro ponto importante além da estimulação celular, é a lateralidade sonora. A discrepância entre escutar bem com o uso do aparelho auditivo de um lado e não perceber o som na mesma intensidade do lado sem o aparelho, pode prejudicar na percepção da lateralização e direção de onde está vindo o som. O equilíbrio também pode ser prejudicado, já que os órgãos da audição e do equilíbrio estão interligados.
Com o uso de dois aparelhos auditivos em uma perda auditiva bilateral, o ganho sonoro e o conforto auditivo em relação aos níveis sonoros são muito melhores, se comparado ao uso de um só aparelho auditivo.